Fundamentação Teórica:
Na realização da atividade laboratorial 1.3- salta para a piscina simulou-se um salto de um corpo de um escorrega (calha) para uma piscina (caixa de areia). Pretendia-se interpretar que tipo de movimentos é que este projéctil poderia adquirir e relacionar o alcance do projéctil consoante a sua velocidade e a sua posição inicial.
Como um corpo só pode adquirir dois tipos de movimento (m.u.r e m.u.v) verificámos que o projéctil obtém esses dois tipos:
§ Na vertical: movimento uniformemente acelerado (a=g);
§ Na horizontal: movimento uniforme rectilíneo (a=0)
Para a experiência foram precisos certos materiais:
- calha;
-esfera metálica;
-digímetro;
-craveira;
-fita métrica;
-caixa com areia.
A esfera metálica tinha 1,6 cm de diâmetro e a sua massa era 16,31 g.
A altura a que mesa onde estava a calha era de 30 cm, logo o alcance da bola seria .
Tendo como objetivo descobrir o alcance da bola lançada de diferentes alturas (h40, h35, h30 e h25) e depois comparar os alcances, surge-nos as seguintes equações:
Após a montagem do equipamento foi possível medir então a altura da calha à mesa, o alcance da bola e a variação do tempo a que a bola passa no digímetro.
Ilustração:
Resultados:
Conclusão:
Sabemos que a energia mecânica é a soma entre a energia cinética e a potencial gravítica
, logo quando um corpo está a uma determinada altura vai possuir uma determinada , mas quando atinge o solo essa energia vai transformar-se em . Contudo os valores da experiência feita, não coincidem com os valores teóricos devido às forças de atrito que nós desprezamos.
Como o objetivo desta experiência era então relacionar o alcance com a velocidade e a altura a que o projétil era lançado, verificamos que quanto maior a altura, maior a velocidade adquirida, logo o alcance irá ser maior. Assim o alcance irá diminuir quanto menor a altura da calha. Igualmente, a distância da caixa de areia à calha nunca vai ser inferior à altura máxima da calha.
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