Fundamentação Teórica:
O “Salto para a piscina” corresponde a um lançamento horizontal seguido de queda, com resistência do ar desprezável, sendo representado num referencial Oxy, como um ramo de parábola.
De facto, antes do salto, há uma fase em que a bola desliza pela calha, de modo que à saída da mesma(posição inicial, x0), possua uma velocidade cujo módulo seja diferente de zero (v0≠0).Depois, atinge-se um determinado alcance, isto é, atinge-se uma abcissa máxima (x) que se relaciona com a velocidade e posição iniciais.
O movimento associado ao “Salto para a piscina” pode ser explicado pela sobreposição de dois movimentos:
- movimento rectilíneo uniforme, na direção horizontal, no qual o valor da velocidade inicial (V0) se mantém constante porque a resultante das forças que atuam segundo esta direção é nula;
- movimento rectilíneo uniformemente acelerado, na direção vertical, porque a força resultante nesta direção é não nula.
O movimento de queda de um corpo que foi lançado horizontalmente com velocidade v0x ≠0 e v0y=0, pode ser descrito pelo seguinte sistema de equações:
O alcance (x) de um corpo lançado na horizontal é tanto maior quanto maior é a velocidade inicial de lançamento. Quando a velocidade inicial é a mesma, o alcance, é tanto maior quanto maior for a altura da queda (y).
Com esta atividade, pretendemos estabelecer a relação que existe entre a velocidade do lançamento horizontal de um projétil, de uma dada altura (h) do solo, com o alcance do mesmo nível ao solo.
Conclusão, Resultados e Ilustração:
Caso o professor não consiga ver muito bem os resultados, deixamos aqui :
Tabela:
Gráfico:
Sem comentários:
Enviar um comentário