segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AL 1.1. (F) grupo 2

 

Na aula foi nos propostos a realização de uma actividade laboratorial. Essa actividade procurava responder à questão: será que dois corpos de massa e peso diferentes têm a mesma aceleração quando se encontram em queda livre?

Para responder a esta pergunta foram precisos ter em conta vários aspetos.

· Quando um corpo se encontra em queda livre, fica sujeito á força gravitacional desde o instante inicial. Desprezando-se a resistência do ar, este corpo apresenta um movimento uniformemente acelerado (aceleração constante), pois a aceleração gravítica é uma força constante e independente da massa dos corpos, tal como mostram as leis de Newton :

image

· Quando um corpo é lançado na vertical, a aceleração adquirida por este depende só da massa do planeta e da distância entre os centros de massa do corpo e do planeta Terra. Em Portugal é de ≈9,8 m/ . Este valor pode ser determinado pelo seguinte processo:

Largam – se duas esferas de material e diâmetro diferente (esfera A e B). Através de células fotoelétricas e um digitímetro , medimos o intervalo de tempo de passagem da esfera pela célula (∆t1 ) , e o intervalo entre a posição inicial e final(∆t2).

Através de uma máquina de vácuo larga-se a esfera, e aceitando que Vi=0m/s, o módulo da aceleração será:

a = vf / Δt

image

 

image

 

image

 

Conclusão:

Esta actividade laboratorial permitiu a conclusão de que a força gravítica é uma força aplicada a todos os corpos, mas o que determina a aceleração de dois corpos em queda livre, desprezando a resistência do ar, é a sua massa e diâmetro.

A esfera A, constituída por metal, apresenta uma massa maior e diâmetro menor do que a esfera B, constituída por plástico. Este facto, causa com que a velocidade da esfera A seja superior á da esfera B, sendo a A, a primeira a atingir o solo.

Dado que a esfera A é a que contém maior velocidade, a sua aceleração vai aumentar proporcionalmente e atingir um valor superior ao da esfera B, admitindo que ambas foram lançadas da posição inicial com velocidade nula.

Podemos afirmar que um corpo, em queda livre, com uma massa superior a outro irá atingir uma velocidade e consequentemente aceleração maior, pois a força de gravidade exercida sobre este é superior, atingindo assim o solo primeiramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário