domingo, 11 de novembro de 2012

AL 1.2 (F) grupo 7



Na aula laboratorial realizada no dia 5 de Novembro, efetuamos uma experiência que consistia em analisar o movimento de um corpo que se movia em linha reta num plano horizontal, sujeito a uma resultante de forças diferente de zero, e a alteração deste movimento quando a resultante passa a ser nula.



Resultados:
 










Imagens:


Carrinho utilizado

Montagem concluída



Diferentes posições ocupadas pela célula fotovoltaica

Carrinho em movimento

Roldana com o peso (o que provoca o movimento do carrinho)



Conclusão:

Desta atividade experimental podemos concluir o seguinte:
O movimento do carrinho pode ser dividido em duas fases. Na primeira fase, enquanto que o peso não entrou em contacto com o solo, o carrinho deveria apresentar um movimento retílineo uniformemente acelerado (aceleração positiva) devido à ação do peso. Depois, quando o peso atinge o solo o carrinho deveria apresentar um movimento retilíneo e uniforme, pois a aceleração é nula (já não existe ação do peso) e, segundo a Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia), todos os corpos persistem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a não ser que sejam obrigados a mudar de estado devido às forças que nele atuam. No entanto, como o carrinho está sujeito a forças de atrito, o seu movimento na segunda parte do percurso, deveria ser um movimento retilíneo uniformemente retardado.
Assim, após trabalharmos os resultados obtidos verificamos que o carrinho na primeira fase do seu percurso (ponto A e B) apresenta um movimento retilíneo uniformemente acelerado visto que a sua velocidade aumenta (ponto A - 1,761 m/s; ponto B - 2,488 m/s). Na segunda fase do percurso (ponto C) contrariamente às hipóteses referidas anteriormente o carrinho continuou com aceleração positiva, aumentado deste modo a sua velocidade (movimento retilíneo uniformemente acelerado).
Posto isto, os nossos resultados não foram os melhores, pois contrariamente ao que deveria acontecer o carrinho apresentou um movimento retilíneo uniformemente acelerado ao longo de todo o percurso.
 




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